Então, frase forte né?? É pessoas chiques, faz parte de uma das montagens teatrais mais incríveis que eu já vi: A Alma Imoral, com a sensacional Clarice Niskier.
Confesso que por influência de um amigo próximo, ando em um momento bem teatro mas como cultura está sempre na moda e pessoas chiques são cultas, vou falar bastante do assunto...
Bom, nesse caso vou reproduzir algumas reflexões que realmente provocam questionamentos e enfim, tudo a ver com o ser humano...
Enjoy it
O apego machuca mais a alma do que a traição machuca o corpo físico. Melhor ser um traidor do que um hipócrita.
Já diria todas as religiões, por exemplo, um homem casado que se sente tentado por outra mulher sofre. Sofre pela dúvida em manter o correto da tradição ou viver o bom do momento. Mas é mais traidor de todos aquele que permanece na tradicional traição de si mesmo, e assim trai a mulher, trai a amante, trai o próprio sentimento. O apegado ao tradicional machuca sua alma, e a família - a base da tradição - quando o obriga a mantêlo, se torna a principal conivente da traição. Endossa e sofrimento pelo que se diz correto, mas que na verdade é um sacrifício social que vem do próprio apego e insegurança por um futuro de felicidade plena, que só existe pelos bons sentimentos verdadeiros, sejam eles de qual natureza for. Isso porque o casamento é um contrato, e ele só dura se é todo dia redefinido, como qualquer contrato entre seres humanos. Há pior sofrimento quando os nossos esforços são oferendas ao nada? À nenhuma perspectiva de felicidade? Prefiro a honestidade do sono do que os que estudam pelo correto. Os que dormem são mais honestos do que aqueles que fingem estudar apenas para cumprir uma regra social. A perversidade dos que dormem é irrelevante enquanto que a tolice dos que estudam sem intenção é aparente.
Cada um no seu tempo! Porque nada é mais pernicioso do que a hipocrisia de quem segue uma conduta exemplar e trai a si próprio pela fraqueza do não querer pensar que tem poder de realizar.