quinta-feira, 3 de julho de 2008

Imagem é tudo..Quem é André Schiliró




Gisele Bündchen para IstoÉ Gente por André Schiliró


Eu e André Schiliró, numa tarde de quinta-feira em São Paulo

No estúdio todas as paredes são de cimento cru e a sala é repleta de computadores de alta geração. O som é hip hop. Nas telas de plasma espalhadas pelas salas do estúdio passam clipes da tevê americana.

A sala de André é neutra e escura. A luz ambiente, vem apenas de uma luminária colocada logo ao lado da mesa principal repleta de revistas.



Ao lado uma outra tevê de plasma de 40 polegadas e atrás de sua cadeira 2 computadores. No primeiro ele trabalha com suas fotos e no outro escolhe as musicas do ambiente, quase 30 mil estão armazenadas no seu set list.




Uma série de prateleiras foi devidamente posicionada na parede ao fundo para abrigar os mais de 60 livros com referências de moda e fotografia que André usa para pesquisar referências para seus trabalhos.

O clima é aqui é sempre assim? Relax e tranquilo, como se fosse a sua casa mesmo?




Sim tem que ser. Trabalho muito tempo no estúdio e gosto de receber todo mundo bem. Esta semana fiz um ensaio com a Ivete, a capa do novo CD da Cláudia Leite e uma campanha de cerveja com a Sabrina Sato. Trabalho muito sempre.




Só mulheres bonitas?



A minha vida é essa..E tento deixar a mulher bonita. Acho que é esta a historia da minha foto e elas não são muito complicadas.

Por que uma sala tão escura?
Eu gosto deste ambiente escuro. Acho que ajuda descansar a vista, sei lá. Eu trabalho com uma luz muito forte, deve ser por isso.




Suas referências estão neste livros?
Algumas, você ainda não viu a sala das revistas. São 15 anos com todas as revistas e todos os meus trabalhos




Sei que você só trabalha com música. Você gosta de Hip hop ou é uma fase?
Tenho 17 mil musicas no meu set list. Não escuto bossa nova, mas gosto muito de rock and roll por exemplo. Acho que musica e moda combinam sempre.




As pessoas têm curiosidade de saber como você é. Quem é o André Schiliró fora de um estúdio de fotografia?
Eu não vivo este universo sabe. Não acho que sou tudo isso que as pessoas falam .Na minha cabeça eu acho que tenho que melhorar sempre, então sempre tento fazer um trabalho melhor que o anterior. Não me coloco em posição de nada eu não vivo isso.




Trabalho em primeiro lugar sempre?
Não assimilo o que falam depois que eu fotografei. Acho que isso só atrapalha a evoluçãoTodo dia de manhã, quando eu acordo só penso em fazer um trabalho bom por que é disso que eu dependo. Para mim é um aprendizado diário, é claro.




Como veio a vontade de fotografar? Alguém te influenciou?
Desde novo eu queria fotografar, mas ainda não era uma profissão valorizada. Decide começar mesmo com 17 anos. Trabalhei como assistente por muito tempo.




Você trabalha com muitas referências e estudos. Chega a ser per perfeccionista?
Não, acho que não. Eu acho que muito perfeccionismo tira a característica da minha foto. Não gosto quando tudo está muito arrumado. A minha foto passa outras coisas. As vezes aparecem umas coisas que um cara mais perfeccionista iria parar e arrumar. Eu não, faço a foto e uso a foto.

A era digital fez muita diferença na sua fotografia?
Acho que é uma evolução. São ferramentas melhores, mas a fotografia é a mesma principalmente se o trabalho for moda. Ali é a roupa a mulher e mais nada. O meu trabalho não tem muitos cenários. Eu faço uma boa foto da roupa, entendo a roupa e sei fotografar roupa. É isso que eu estudo para aprender a fotografar a roupa, sou um fotógrafo de moda.




Você assume que ter preferência por fotos em Preto e Branco?
Eu faço todo tipo de fotos, mas em PB sempre acho que fica melhor. Ah! Prefiro foto em estúdio mesmo.




Você acha que o seu segredo é ser cuidadoso? Com a luz com o enquadramento?
Acho que existe a parte técnica a luz e uma boa equipe né. Isso é fundamental. Para fazer um bom trabalho geralmente conto com 15 pessoas. Entre estas, três são meus assistente diretos.




Existe um super seleção para conseguir ser seu assistente..
Para ser meu assistente o cara ter que ser louco..rsrsrs. O cara tem que ficar comigo muito tempo por dia então tem que segurar a onda.



. Me fale o nome de um homem bonito e de uma mulher bonita? Quais são seus ideais de beleza?
Olha homem eu não sei. Acho que se for para falar de modelos a Gisele chegou num ponto que é excepcional. Ela foi a melhor que apareceu. Acho que na história da moda ela é a modelo. E tem muitas outras que são lindas.




Quem você gostaria de fotografar que ainda não conseguiu?
Madonna. Ela é bem difícil porque já fez tanta coisa. Se eu fizesse um close dela "linda" já estava bom. E seria em PB lógico.






Bianca Zaramella

Um comentário:

Anônimo disse...

o andre alem de ser um otimo profissional e um cara muito bacana e de uma humildade e simplicidade enorme 3ele merece tudo de bom na vida dele